Magazine de Escrita Criativa

O verdadeiro natal

Era um dia de Natal nevado, como é habitual nesta época do ano, na Guarda. Mas ao mesmo tempo sentia-se uma alegria imensa no ar, pois todas as crianças tinham acabado de abrir os seus presentes que o Menino Jesus deixou durante a noite.
Quando, de repente, interrompem as melodias natalícias que passavam na rádio, para anunciar uma triste notícia: “No continente Africano, acaba de rebentar uma guerra!”. Todos ignoraram o facto, como não se passava aqui «não tinha importância...» Entretanto, ouviu-se a voz de uma criança a gritar «Estão cegos ou quê? Não vêm que aquelas pessoas estão a passar um mau Natal. E as crianças nem prendas devem de ter tido?! Vocês são uns egoístas...», bradou desesperada! De pouco adiantou.
Enquanto toda gente estava a conversar e a brincar, feliz com os seus presentes, outras pessoas sofriam a violência e o desgaste da guerra. Será que, um dia, a indiferença e a ignorância serão substituídos pela compaixão e pelo verdadeiro amor? Esta situação impressionou-me bastante, pois até uma criança percebeu que o verdadeiro natal celebra-se todos os dias quando damos atenção aos outros!


Joana Dias

Sem comentários: